sábado, 11 de abril de 2009

O Início do Pentecostes no Brasil

A chegada do Movimento Pentecostal em nossa pátria e a fundação da Assembléia de Deus estão diretamente ligadas entre si e também ao nome de dois jovens suecos, os quais foram alcançados nos Estados Unidos pelo monumental avivamento que se propagou pela América do Norte e Europa no início do século XX. São eles: Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram aos Estados Unidos premidos pela má situação econômica por que passava a Suécia.
No dia 19 de novembro 1910 os dois missionários que trouxeram a chama do Pentecostes ao nosso país chegaram na cidade de Belém do Pará, sem ter ninguém para recebê-los. Vingren e Berg passaram a residir numa das dependências do templo batista e logo que aprenderam as primeiras frases em português começaram a evangelizar e a ensinar, tanto acerca do batismo com o Espírito Santo quanto da cura divina, e não tardou para que o fogo pentecostal iniciasse no seio daquela igreja.
Deus marcou aquelas reuniões de maneira extraordinária, com demonstração de poder, cura divina e batismo com o Espírito Santo. A obra pentecostal estava nascendo em nossa pátria e logo se espalharia por todos os recantos do País.
-O Pentecostes em Solo Gaúcho
No Rio Grande do Sul, a obra pentecostal iniciou-se, de fato, em fevereiro de 1924, com a chegada do pioneiro sueco, o missionário Gustavo Nordlund, sua esposa, Elisabeth, e seu filho, Herbert, que vieram proclamar as Boas Novas do batismo com o Espírito Santo e dos dons espirituais, doutrina até então desconhecida no Estado, visto que nenhuma igreja já existente havia anunciado tais verdades bíblicas.
No dia 15 de abril de 1924 o primeiro culto foi realizado por Gustavo Nordlund, sob forte chuva, numa casa na Rua Maryland, esquina com a Rua Eudoro Berlink, em Porto Alegre. Naquela ocasião, José Corrêa da Rosa, 70 anos, converteu-se a Jesus e tornou-se o primeiro membro da futura Igreja Evangélica Assembléia de Deus em nosso Estado.
Nos anos seguintes a obra pentecostal continuou consolidando suas bases tanto na Capital quanto no interior. O missionário Gustavo Nordlund evangelizou várias localidades do Rio Grande do Sul, onde fundou inúmeras igrejas e congregações, e fincou para sempre os marcos da sã doutrina e dos bons costumes.
Gradativamente, a mensagem genuína do Evangelho foi sendo proclamada no solo gaúcho: em Caxias do Sul no ano de 1928; Arroio do Só em 1929; Porto Lucena em 1931; Santa Maria em 1932; São Luís Gonzaga em 1933; Palmeira das Missões e Passo Fundo em 1936; Uruguaiana em 1937; Nonoai em 1938; Rio Grande em 1940; General Câmara em 1941.
fonte igreja evangélica assembleia de Deus de viamão

Um comentário:

Leila Artes disse...

Saudo á todos com a gloriosa Paz do Senhor Jesus.Amo esta doutrina ela é maravilhosa pois sei que vem de Deus ,orem por mim para q Deus me conseda também este dom , sei que o consolador é uma promessa de Cristo e sei também que Ele é Fiel para cumprir com suas promessas.