quarta-feira, 11 de março de 2009

mansidão.

Agradeço a você caro leitor por prestigiar este tema maravilhoso, neste postagem breve , mas de grande eficácia para nossa caminhada cristã , iremos abordar sobre a MANSIDÃO que é não menos importante que os outros temas que vimos até aqui .

A primeira perspectiva que quero trazer é a da definição do termo mansidão, vale ressaltar que não sou nem um erudito, ou mestre diante dos homens, mas sou apenas um homem inspirado pelo Espírito santo, á falar das virtudes santas do DEUS que é santo eternamente, a definição que apresento possui quatro termos.

E os termos que escrevo são os seguintes:
- GENTILEZA, SUAVIDADE, BRANDURA E SUBMISSÃO.
E estão presentes naquele sujeito que não pensa somente em si ou em grandes coisas mas antes pensa em levar o melhor de si para tantas pessoas que se encontram perdidas e sem nem um estimulo para viverem.

Este sujeito é aquele que segue as palavras de CRISTO e as cumpre como esta escrita em MT. 11:29 “tomai sobre vós o meu jugo , e aprendei de mim , porque sou MANSO e humilde de coração ; e achareis descanso para vossas almas.” É esta mansidão que devemos insistir em alcançar para que por ventura cheguemos a plenitude da perfeição que é este que nos chama a aprender com ele JESUS O CRISTO.

O descanso da alma que vemos no versículo citado acima, é bem interpretado como a salvação, que só recebe aquele que segue fielmente as palavras proferidas por Jesus, tomar o jugo e aprender da mansidão e da humildade.
MANSIDÃO É PRÉ-REQUISITO PARA A SALVAÇÃO! SL: 149b “ele adornara os mansos com a salvação”.

Vemos aqui a salvação como um adorno maravilhoso para ser visto por todos com honraria, e também como o premio (galardão) que receberemos das mãos do senhor Jesus, salvação que somente alcançara aquele que permanecer firme, convicto, fiel até a morte ou o tempo em que Jesus virá buscar a sua igreja para adorná-la com a salvação.

NM 12:3 Moises exemplo de mansidão, é claro que o nosso maior exemplo de mansidão foi e é o próprio senhor Jesus, mas entre os homens o que me chamou mais atenção foi Moises, a vida deste homem nos mostra como Deus peleja pelos seus mansos, pelos seus escolhidos ,quando por razão de ciúme Miriã e Arão contenderam contra Moises , pois Deus o usava mais do que a eles o senhor se manifestou da seguinte forma.
Vejamos o que diz o versículo citado acima e também os subseqüentes:
A SEDIÇÃO DE MIRIÃ E ARÃO.
E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.
E logo o senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã.: vos três sai á tenda da congregação . E saíram eles três.
Então, o senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs á porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles saíram ambos.
E disse: ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.
Não é assim com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
Boca a boca falo com ele, e de vista, e não por figuras; ele vê a semelhança do senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés!
Assim a ira do senhor contra eles se acendeu; e foi-se.
E a nuvem se desviou de sobre a tenda; e eis que miriã era leprosa como a neve; e olhou Arão para miriã, e eis que era leprosa.
Pelo que Arão disse a Moisés: ah! Senhor meu! Ora, não ponhas sobre nós este pecado, que fizemos loucamente e com que havemos pecado!
Ora, não seja ela como um morto, que, saindo do ventre da sua mãe, tenha a metade da sua carne já consumida.
Clamou, pois, Moisés ao senhor, dizendo: ó Deus rogo-te que a cures.
Aqui vemos claramente Moisés, mesmo diante da indignação de Deus, momento em que poderia facilmente pedir a destruição daqueles que estavam conspirando contra ele, mas pelo contrário, ele rogou á Deus que passasse deles a sua ira; que maravilhoso exemplo nos dá este homem, sujeito as mesmas intempéries que nós, em vez de destruir,
Roga por vida.
SALM 25:9 neste salmo nós vemos a importância da mansidão e da humildade pois são elas importantes fatores para ter intimidade com Deus;é nos indivíduos com estas características que vemos as mais fantásticas manifestações de Deus,manifestações provenientes desta comunhão intima com o pai(guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho)
Deus tem intimidade com os que o temem e se apartam da soberba SALM 25:14 ( a intimidade do senhor é para os que o temem. Aos quais ele dara a conhecer a sua aliança).

SALM 37:11 os mansos os que esperam no senhor herdarão a terra e se deleitarão na abundancia de paz, existe uma terra prometida, não uma terra aqui no plano físico`mas uma terra espiritual onde viveremos a servir o nosso Deus.
AP 21:1 o novo céu e a nova terra a herança dos mansos o descanso para as almas.
Leia AP 21:1Á7
JER 11:19 o diabo e o mundo conspiram contra nossa salvação, mas, Deus nos revela o mal tramado contra nós como fez a Jeremias JER 11:18, querem acabar com nossos frutos, com nosso corpo e até mesmo com nossa memória, pois tem como que comichões nos ouvidos e só querem ouvir coisas boas e não os seus podres revelados.

2TM 2:24 nós devemos ser manso para com todos ensinando o caminho da salvação, JESUS O CRISTO, e se alguém nos ataca, saibamos que a vingança é do senhor.

1PD 3:4 seja, porem, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
Aqui falamos do coração que é também visto como o lugar das emoções, pensamentos e intenções, melhor traduzido como mente ou alma, parte vital do homem, é o que o difere do irracional, é o que o torna um ser com a capacidade extraordinária de agir pela razão, é vista na bíblia como sopro de Deus “E o homem passou a ser alma vivente” .

Com base na razão que temos, é justo que demonstremos nossa mansidão em nossas palavras e atos, expressando o que temos na nossa alma, se temos mansidão de alma a mostraremos também fisicamente.
MT 15: 18, mas o que sai da boca, vem do coração...
19, porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfemias.
Os que procedem de tal maneira não herdarão a benção dos mansos.
E para encerrar esta postagem veja o que diz em AP 21:8 QUANTO, POREM, AOS COVARDES, AOS INCREDULOS, AOS ABOMINAVEIS, AOS ASSASSINOS, AOS IMPUROS, AOS FEITICEIROS, AOS IDOLATRAS, E A TODOS OS MENTIROSOS, A PARTE QUE LHES CABE SERA NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE, A SABER, A SEGUNDA MORTE.

 GRAÇA E PAZ!http://andreferreiracomcristo.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor, você diz:
"O descanso da alma que vemos no versículo citado acima, é bem interpretado como a salvação, que só recebe aquele que segue fielmente as palavras proferidas por Jesus"
Responda-me a esta pergunta:
Ao crucificado ao lado de Jesus, e que está hoje no paraíso, quanto tempo foi necessário seguir FIELMENTE Jesus para ser salvo?