segunda-feira, 30 de março de 2009

amor, o principio da salvação

Em primeiro lugar nesta postagem devemos compreender o significado da palavra
Amor, a luz da Bíblia, e do versículo usado para o post á saber GL 5:22.
Amor é a suprema expressão da lealdade, pureza e misericórdia de Deus pela humanidade.
Amor é também se tratando do homem para com o próximo, e em relação a Deus uma suprema e sublime expressão de lealdade, pureza e misericórdia, esta em relação ao próximo.

O texto bíblico de João 3:16 nos fala da maior expressão do amor de Deus para conosco que nos diz:
“Porque Deus amou o mundo (humanidade) de tal maneira que deu (entregou a morte) o seu filho unigênito (Jesus cristo) para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

No antigo testamento para que um pecador recebesse o perdão por seus pecados ou delito, deveria sacrificar um animal, geralmente um cordeiro, sem manchas, sem mácula, sem defeitos.
Em uma narração fantástica da pessoa de Cristo, fazendo assim uma prefiguração de Cristo como cordeiro que tira os nossos pecados pela eternidade. Leia Isaias 53: 1-12 (ler atentamente).
Vejamos também as palavras de João batista em João 1: 29-34já no novo testamento, a confirmação de que o filho de Deus, a maior manifestação de amor do universo veio a este mundo, entre os homens para resgatar o que se havia perdido (o amor e a dignidade dos homens).
Em provérbios 10: 12 nos diz: “o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”.
O que vemos hoje e no passado é ódio,maldade, contendas, famílias destruídas (falta de união familiar) vidas destroçadas pelas mãos perversas de satanás, mas nem tudo esta perdido.
Em Mateus 18: 11 nos diz: “porque o filho do homem veio salvar o (cobrir as transgressões) o que se tinha perdido ( a humanidade)”.
A expressão mais sublime do amor é o sangue de Cristo o cordeiro sobre nós.
II cor 5: 14-15 o amor de cristo nos constrange, nesta passagem quer dizer que controla nossas vidas, pois nos diz o versículo 17 o seguinte “assim, se alguém esta em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”.
Isto é Deus em cristo reconciliando o mundo, assim diante de Deus agora somos ( nós os salvos) novas criaturas diante de Deus como a imagem e semelhança do próprio Cristo, que assume nossa posição nos inocentando diante de Deus ( reconciliação, perdão dos pecados, reaproximação de Deus).
Isaias 63: 9 com amor Deus conduz a seu povo, conduz a vida, a salvação e nos toma para si .
Desta condução a salvação leia salmo 91: 14-16.
De Deus toma para si. Leia Malaquias 3: 16-18 ( especialmente v. 17) “peculiar tesouro”.
Deus pelo seu amor, nos da vitória nas lutas desta vida que é comparada com um deserto seco, e cheio de provas Mateus 24: 13 “mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.
Vejamos no livro de Cantares 8:5 “quem é esta que sobe do deserto e vem
encostada tão aprazivelmente ao seu amado?”.
Esta é a igreja vitoriosa, cada um de nós que persevera e se mantém firme no dia da angustia ( leia Salmos 50: 15 e 120: 1 ) a vitória vem em nome de Jesus.
Devemos amar a Deus, sermos verdadeiramente apaixonados pelo senhor, como ele ardentemente deseja nos atrair para sua benignidade eterna. Vejamos Jeremias 31:3 “há muito que o senhor me apareceu, dizendo: com amor eterno te amei também com amável benignidade te atraí”.
O principal atrativo em nós deve ser Deus na expressão do seu amor ( Cristo) e repito as palavras de Moisés em um altar, após uma grande vitória chamou este altar “O Senhor é minha bandeira”.
Este deve ser mostrado, erguido em nossas vidas para uma vitória completa.
E num sentido geral para a humanidade e expressando o seu amor, Cristo disse em João 12: 32 “e eu quando for levantado da terra, todos atrairei a mim”.
João 15:9 Jesus nos atrai e pede que permaneçamos no seu amor, assim como Deus o amou ele também nos amou, e por esse amor se entregou a morte pois ninguém poderia tirar a sua vida, sem ele mesmo a entregar.
João 15: 10 o amor carnal ou pelas coisas materiais não dão alegria completa, pois não podem preencher o vazio de nossas almas e muito menos mover nossos espíritos amortecidos pelo pecado. “Mas o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus”. Efésios 4: 19 plenitude esta que nos da a certeza de uma felicidade completa ( leia Ef 3: 14-21).
João 15: 13 Amar aos outros é nosso dever, mas ninguém tem amor maior do que Cristo, que deu sua vida por nós sendo assim um amigo, irmão, redentor, reconciliador, propiciador, advogado, pai, pastor e tantas outras palavras de gratidão que não caberiam nas paginas de todos os livros do mundo.
Romanos 5: 5 “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito santo que nos foi dado” A esperança da humanidade é o amor de Deus. Veja também romanos 5: 8 que diz “mas Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.
e esperança esta que lemos em Colossenses 1: 27 “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança de glória “.
Romanos 5: 6 não diga que é pecador demais para receber o amor de Deus, pois este amor traz o que mais necessita a humanidade, o perdão, através do sacrifício do justo Jesus, que opera em nossos corpos, almas e espíritos ( leia romanos 6: 23).
Romanos 8: 31-39 A vitória nos é conferida pelo amor de Deus, no versículo 37 nos diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou”.
Romanos 8: 1 nos diz a palavra de Deus que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Por esse amor imenso temos além da alegria completa a vitória e a certeza de estarmos livres de toda a condenação do mundo, pois se Cristo vive verdadeiramente em mim posso repetir as palavras do mestre “Quem dentre vós( do mundo)me convence do pecado”. O que obedece a Deus não entra em pecado.
Romanos 5: 19 porque como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Romanos 8: 38-39 nos da a finalização deste post .
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente e nem o por vir;
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso senhor!”
Nada neste mundo ou fora dele pode te separar deste amor, Deus esta acima de nós, mas se você se ajoelhar e clamar poderá alcançá-lo. Se você estiver em uma cova profunda basta gritar bem alto: ouve senhor, a causa justa, atende ao meu clamor, da ouvidos a minha oração, que não é feita com lábios enganosos”Salmos 17:1

Um comentário:

Luisa Loida disse...

Hermano misionero, gracias por visitar mi blogger, Que El Señor le siga usando grande rica y poderosamente. Bendiciones y hasta luego. Dios obrará en las naciones a través de usted.